A NOSSA HISTÓRIA
COMO TUDO COMEÇOU
"Big things have small beginnings".
É aqui que se passa parte da ação
A Casa do Mel
O Início
Casa do mel - a homenagem
Estava quase em ruínas quando foi adquirida pelo atual proprietário com o intuito de guardar o material proveniente da apicultura.
Em 2006 ficou com o interior parcialmente destruído por um incêndio, ao qual se seguiu a sua recuperação e requalificação.
Hoje ainda mantém a traça antiga de casa da vila e a fachada original. Paredes grossas com telhado de sobrado e a chaminé alentejana. Perdeu porém o piso intermédio, construído em madeira que não resistiu ao incêndio. Também mantém hoje a finalidade para que foi adquirida, albergando a Unidade de Produção Primária de mel, após as devidas adaptações do interior às exigências deste tipo de instalação.
Sempre foi carinhosamente apelidada na família por "casa do mel" e sempre foi a casa do mel. Nunca esta casa conheceu nas mãos do atual proprietário outra finalidade ou desígnio, portanto será justa a denominação atribuída.
Representa esta pequena casa "entalada" no meio de outras, cuja fachada branca apenas compreende uma porta e uma janela, peça fulcral na actividade apícola do seu proprietário. É daqui que saem as meias alças vazias para colocar nas colmeias no início da primavera. É para aqui que voltam as mesmas meias alças cheias de mel para ser extraído na UPP no inicio do verão. Quando começámos este projeto e decidimos que deveria ter um nome a "casa do mel" surgiu naturalmente. É uma justa homenagem ao edifício e sobretudo à familia que o adquiriu, recuperou e manteve.
LM, Jun19