FIQUE A PAR DAS NOVIDADES

NOTICIAS

12NOV24 - Mel da primavera e de verão 2024 para venda - Frascos de 500gr e 1kg.

Temos para venda o mel da Casa do Mel Cabeção extraído na nossa UPP da primavera e do verão de 2024. Dois méis com propriedades completamente diferentes, mas provenientes dos mesmos apiários.

Mais novidades para oferecer neste natal, em breve.

07DEC22 - Natal 2022

15ABR20 - Imagem Promo

05FEV20 - Projeto de rotulagem

Em progresso...

22JAN20 - Chegou o frio e com o frio, o nosso mel fica diferente...

Cada vez mais ouvimos falar em adulteração e falsificação de produtos alimentares, por isso é normal que surjam muitas dúvidas sobre a legitimidade do mel e a mais pertinente tem a ver com o seu aspeto físico. Será que um mel cristalizado é puro?

É com relutância que um consumidor de mel consome o seu mel cristalizado, questionando-se sempre se esse mel estará ou não próprio para consumo e se esse processo será uma transformação natural, um processo de degradação ou, pior ainda, um sinal de adulteração.

A cristalização do mel é um processo natural e que garante a sua qualidade. Então, quando ocorre, pode ter certeza de que o mel é mesmo puro.

Isso ocorre devido à presença dos açúcares naturais do mel, ou seja, a glicose e a frutose.

Na sua composição, o mel contém cerca de 30% de glicose, que tende a formar cristais quando submetida a baixas temperaturas e essa tendência aumenta à medida que o frio vai chegando. Regra geral, temperaturas abaixo de 20ºC aceleram o processo de cristalização.

Alguns processos industriais, como a pasteurização e a homogeneização, reduzem bastante a qualidade do mel ao submete-lo a altas temperaturas e manipulação mecânica, impedindo, portanto, que eles cristalizem.

Também existem outros métodos de adulteração do mel tais como a adição de açúcares e xaropes, sendo que um dos principais objetivos destas adulterações será a alteração da sua viscosidade e o impedimento da sua cristalização. Logo, não podendo afirmar com certeza que todo o mel não cristalizado (líquido) é adulterado, podemos contudo afirmar que um mel cristalizado é puro.

Na Casa do Mel, o mel cristaliza! A cristalização varia com vários fatores, tais como o tipo de flora, a humidade, a temperatura, etc. Por vezes vemos a cristalização começar por pequenas partes dentro do frasco, isto deve-se ao facto do nosso mel, por não ter sido sujeito a homogeneização mecânica, conter vários tipos de flora em várias partes do frasco, que cristalizam a um ritmo diferente do resto do mel.

Como reverter o processo de cristalização e transformar o mel cristalizado em mel líquido?

A melhor e mais prática forma de reverter o processo de cristalização é o banho maria.

Não aqueça o mel no micro-ondas. Apesar de mais rápido e prático, quando você aquece o mel no micro-ondas a temperatura ultrapassa os 40ºC, o que faz com que o mel perca as suas enzimas e vitaminas, perdendo completamente suas propriedades medicinais.

Portanto, aqueça o mel, dentro da própria embalagem, em banho maria a uma temperatura que não ultrapasse 40ºC, por cerca de 20 minutos.

Deixar o mel exposto ao sol é também uma alternativa viável e que preserva as suas propriedades, porém é bem mais demorada.

Esperamos ter contribuído para o esclarecimento dos consumidores de mel em geral. É esse o nosso lema na Casa do Mel - dar a conhecer os nossos produtos e informar.

Casa do Mel - Janeiro 2020 - LM

20DEC19 - O nosso MEL 

O mel extraído no verão de 2019 com o nosso primeiro projeto de rotulagem.

O rótulo possui todos os elementos obrigatórios previstos na legislação sobre esta matéria, nomeadamente: Designação do produto; Origem; Identificação do produtor; Data de validade; Quantidade e Lote.

20 de Dezembro de 2019.

16DEC19 XII Jornadas Técnicas Apícolas - Avis mellífera 2019 

Participamos mais uma vez nas jornadas técnicas sobre apicultura realizadas em Avis. Um fórum de partilha de conhecimento dedicado, este ano e em grande parte, à água mel. 

Um produto tradicional elaborado de forma artesanal, sem uniformização, sem certificação, o que faz dele um produto único e bastante procurado por quem já o conhece.
Na "Casa do Mel" produzimos água mel e participamos no concurso de doçaria elaborada com água mel, bem como no habitual concurso de mel.
É com enorme orgulho que partilhamos com os nossos amigos e clientes os resultados obtidos:
Primeiro classificado - concurso de bolos e doçaria com água mel;
Terceiro classificado - concurso de mel.
Estes prémios são o reconhecimento do bom trabalho realizado e da qualidade dos produtos que extraímos das nossas colmeias.
Muito obrigado pela confiança e pelo apoio.

28SET19 - A água-mel


17SET19 - A extração do mel no nosso apiário.

Aqui pode visualizar a extração do mel realizada este ano no nosso apiário. Desde a recolha das alças nas colmeias, passando pela desoperculação dos favos de mel até à centrifugação, assim se passou um dia na "Casa do Mel".

NOTA: no inicio do vídeo ainda consta o endereço do anterior website da Casa do Mel.


17SET19 - Sanidade Apícola - A saúde das nossas abelhas

Existem vários problemas que afectam as abelhas e a colmeia, conduzindo ao seu declínio. São ácaros, parasitas, predadores ou doenças. As nossas colmeias são tratadas apenas com produtos de origem natural autorizados em alternativa aos medicamentos existentes no mercado. Esta é uma prática seguida por quem cumpre a certificação em método de produção biológico. Por ser um método natural, a sublimação de ácidos na colmeia é menos eficaz que os tradicionais medicamentos, por isso o número de intervenções tende a ser maior para manter a colmeia saudável, o que afecta a produção de mel em quantidade.

Cabeção - Évora - Portugal - Última atualização em 12 novembro 2024
Todos os direitos reservados 2022  |  Todas as fotos,  imagens e videos apresentados são propriedade do autor do website à excepção do simbolo da freguesia de cabeção,  da imagem "handshake" em parcerias - stock foto e do simbolo "facebook".
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora